Accessibility Tools

Laboratório de Tecnologia Mineral

As recém-publicadas listagens contendo os 2% dos pesquisadores com maior impacto de sua produção científica em todas as áreas do conhecimento, colocaram o Prof. Luís Marcelo Tavares, fundador e coordenador do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/POLI – UFRJ, em uma posição muito especial! Em ambas as listas – tanto aquela que considera citações recebidas durante toda a carreira quanto aquela que considera apenas as citações recebidas em 2024 – ele ocupa o primeiro lugar em toda a América Latina na área de Mining & Metallurgy, que é uma das 174 áreas de atuação consideradas! Inclusive, ele é o primeiro em todas as Américas na área se considerado o ranking que contempla apenas as citações recebidas em 2024! O destaque não para por aí: quando considerados os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, ele também é o primeiro lugar da COPPE em ambas as listas, enquanto na lista de citados em 2024 é o primeiro lugar de toda a UFRJ, maior universidade federal do Brasil.

Quando considerado todo o mundo na área de Mining & Metallurgy, ele passou a ocupar a posição de número 24 na classificação que leva em consideração toda a carreira e o quarto lugar naquela que considera apenas as citações recebidas em 2024, dentre mais de 35 mil pesquisadores com mais de cinco publicações indexadas considerados no estudo (base Scopus). No Brasil e em todas as áreas do conhecimento, ele agora ocupa a posição de número 224 na classificação que leva em conta toda a carreira, e 32 na que considera apenas as citações de 2024. Na principal classificação (toda a carreira) ele está entre os 80 mil pesquisadores de maior impacto de todo o mundo em todas as áreas, ocupando a posição 79.341.

As classificações Elsevier-Stamford se destacam por desconsiderar as autocitações, comparar autores por áreas do conhecimento, que têm padrões distintos de citações, além de também dar destaque se o citado é primeiro ou último autor na lista da publicação.

Este é um reconhecimento de todo o grupo, formado por alunos, colaboradores e colegas, com destaque àqueles que fazem ou já fizeram parte do Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/UFRJ, além de parceiros acadêmicos e da indústria!

Confira a lista completa AQUI

Topo